17 janeiro 2009

Anos 80!!! NEW WAVE

NEW WAVE!!!!!

Pode-se dizer que é uma vertente debochada e alegre do rock and roll. Junte Michael Jackson, Madonna, Cyndi Lauper, B-52, The Cure, Smiths, ombreiras, cabelos punks, glitter gel, popeline amassada verde limão e muita alegria, teremos como resultado o New Wave.

No final dos anos 70, a Disco definhava, o movimento punk também já estava se esgotando, o rock precisava de uma revitalização e esta revitalização foi justamente "uma nova onda" que mais tarde foi rotulada de new wave.

O movimento new wave não era somente musical mas também estético. Havia toda uma cena onde o "look", "visual" e ambiguidade eram necessários para alcançar o status máximo, principalmente entre os adolescentes.


Juntou-se a estética andrógina dos anos 70, com roupas e acessórios dos anos 60, cabelos punk, cores vibrantes e cítricas, ombreiras, gel, muito gel e músicas alegres que falavam de como era bom fazer isto ou aquilo, isto com muito humor.

Bandas com estilo visual e musical diversificados se enquadram dentro do conceito NEW WAVE, de modo que, enquanto umas soavam mais pop, alegres, dançantes e coloridas, outras seguiam uma estética musical mais rock'nroll, lírico-melancólica, dark e eletrônica, mas buscando sempre um certo "verniz" pop, de mais fácil digestão auditiva.

O NEW WAVE em sentido mais estrito, enquanto estilo musical somente, é melhor representado pelo grupo de bandas (mais pop e alegre), sendo que as do outro grupo(mais "sérias") são consideradas NEW WAVE muito mais pelo fato de serem contemporâneas às primeiras e por fazerem parte também do cenário de bandas (muito heterogêneas) surgido à época e não tanto pelo estilo musical propriamente dito. Fica fácil compreender isto quando se compara, por exemplo, Cindy Lauper e The Cure, bastante distintas entre si, mas ambas consideradas por muitos como NEW WAVE (embora até possam ter algum ou alguns outros poucos pontos em comum, principalmente visuais e não musicais).

Uma das características do new wave foi o excesso de sintetizadores e teclados nas músicas, fato que influenciou a música e a preparou para o que viria depois (new romantic, brit pop, eurodance e o dance).

Os filmes da época refletiam isto, basta ver "Curtindo a vida adoidado" ou ainda "Porkis".

O NEW WAVE estará presente na próxima festa dia 31 de janeiro no Gruta e como aperitivo segue um set mixado com as músicas dessa época!!!!


http://www.4shared.com/file/80864531/348fd8e4/Set_New_Wave.html




The Cure - Friday I'm in love ( Banda da época New Wave mas considerada gótica )
Fred Schneider - Monster ( Projeto solo do vocalista da banda B-52 )
The The - This is the day ( Quase mais uma daquelas bandas de um sucesso só- Nesse caso teve dois)
Toni Basil - Mickey ( Música bem divertida que depois foi regravada pela Xuxa em versão em português )
B-52 - Legal Tender ( Um clássico dessa banda que lançou vários hits na década de 80 e começo da década de 90 )
Glenn Frey - Heats on ( Não tem como não escutar essa música e já lembrar do Eddie Murphy em " O tira da pesada". Tema do filme, provavelmente só fez sucesso por isso )

É isso ai galera... Se quiserem baixar as músicas fora do set mixado, basta clicar na imagem dos discos e aguardar o download.

Divirtam-se!!!!

Nenhum comentário: